Segunda, 22 de Junho de 2026
19°C 32°C
Boa Viagem, CE
Publicidade

DoCEntes: Estado reúne profissionais da educação para trocar experiências sobre aprendizagem e equidade na educação pública

O encontro proporciona reflexões em torno de tópicos essenciais à educação cearense O Seminário DoCEntes 2023 começou nesta quarta-feira (13) e, co...

14/09/2023 às 00h45
Por: Erialdo Costa Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O encontro proporciona reflexões em torno de tópicos essenciais à educação cearense

O Seminário DoCEntes 2023 começou nesta quarta-feira (13) e, como destacou a professora Clicia Flores, da Escola de Ensino Médio Joaquim Josué da Costa, em Senador Pompeu, o evento é um espaço essencial de vivência, proporcionado pela Secretaria da Educação do Ceará. “Aqui, temos a oportunidade de nos sentirmos cuidados, valorizados e, ainda, de acompanhar tudo o que a Seduc tem feito nas nossas escolas, com programas e projetos que dão aos nossos alunos a oportunidade de uma aprendizagem equânime”.

A programação desta quinta edição do Seminário DoCEntes tem como tema central “Aprendizagem e equidade: contribuições dos saberes docentes” e segue até esta quinta-feira (14), com palestras, colóquios temáticos, exposição de trabalhos, atrações artístico-culturais e apresentação de livros. A abertura do evento contou com as presenças do governador em exercício, Evandro Leitão, e da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao mencionar ser filho de pai e mãe professores, o governador em exercício, Evandro Leitão, reforçou seu reconhecimento aos profissionais da educação. “Eu valorizo demais os professores porque entendo e compreendo a dedicação e o empenho de cada um. Sou filho de pai professor e de mãe professora”.

O governador em exercício seguiu sua fala citando o histórico de mudança da educação do Ceará e alguns dos excelentes resultados da área. “Hoje, a nossa Educação é destaque no mundo. São muitos os interessados em saber o que o Ceará tem feito pela educação pública. Aqui, a gente vê uma trajetória de crescimento e de desenvolvimento que nos orgulha. De Ensino Médio, conforme a edição 2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ceará tem 23 escolas entre as 100 melhores do Brasil. Com relação ao Ensino Fundamental, o Ceará tem 30 municípios e 87 escolas no ranking dos 100 melhores resultados do Brasil nos anos iniciais. E são vocês os principais atores e atrizes de todo o processo de evolução educacional que o Ceará passou e está passando”, finalizou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O tema escolhido para o seminário deste ano tem alinhamento com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma a necessidade de oferecer uma educação de qualidade, visando à inclusão, à equidade e ao acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Tendo isso como base, o Ceará reconhece a necessidade de buscar nas experiências dos docentes, construídas durante o tempo, alternativas para a construção de futuros mais equânimes para a educação, sobretudo, para os mais vulneráveis, que têm no acesso à educação pública uma alternativa para superar as desigualdades.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A secretária da Educação, Eliana Estrela, reconheceu o compromisso dos professores com a educação pública de qualidade, dizendo: “A professora, o professor, é encantamento, é missão, é amor. Sabemos da missão de ser professor, de construir conhecimento no chão da sala de aula, com crianças, com jovens. A escola é um lugar de sonhos e esses sonhos passam pelas nossas mãos, pelas mãos de vocês”.

Ela reforçou, ainda, o propósito do seminário de trocar experiências e aprendizados. “Aqui, a gente vê a troca, a interação, a gente acompanha o que foi construído pelo trabalho de cada professora e de cada professor do nosso estado, a partir das experiências do dia a dia em sala de aula”.

Recomposição e melhoria da aprendizagem na escola

A professora de espanhol Dayna Silva veio de Itapipoca para participar pela primeira vez do seminário. Para ela, esse é um momento de trocar vivências. “Eu vou apresentar uma experiência tendo como base a recomposição da aprendizagem. No pós-pandemia, tivemos que lidar com o baixo rendimento dos alunos. Sabemos que esse foi um período de dificuldades e, por isso, passamos a trazer de volta, em sala de aula, associado a conteúdos do cronograma atual, assuntos, temas, abordagens, que avaliamos como os mais deficientes entre os alunos devido à temporada em casa. Assim, melhoramos o rendimento de aprendizado”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Essa vivência mostra o quanto os professores têm se pautado nas necessidades dos alunos para impulsionar diariamente os estudos de sala de aula. O professor de Física Ricardo Marques, de Iguatu, também trabalha com foco na recomposição escolar e estará, assim como Dayna, apresentando no seminário suas ações nessa área.

“A partir dos resultados de uma avaliação de diagnóstico educacional, observamos pontos críticos e passamos a pensar como poderíamos superá-los”. Ele conta que, na prática, foi definido um período de 15 dias para focar em determinado conteúdo identificado como crítico.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Ao final desse processo, os alunos passam por uma avaliação, tendo como foco o que foi estudado nos últimos dias. Se o resultado for positivo, seguimos para trabalhar um próximo tema. Se o resultado for negativo, retomamos o conteúdo até a melhoria do aprendizado”, explicou Ricardo. Dessa forma, o professor garante que os alunos estão realmente aprendendo e ampliando o seu rendimento escolar presente e futuro.

No comparativo entre a primeira e a segunda avaliação diagnóstica, Ricardo relatou que as melhorias foram comprovados. “Tiramos mais de 40 alunos de um nível muito crítico e o nosso próximo passo é aumentar esse número com resultados satisfatórios”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem, CE
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

20° Sensação
1.19km/h Vento
98% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h46 Nascer do sol
05h35 Pôr do sol
Ter 31° 20°
Qua 30° 20°
Qui 31° 19°
Sex 28° 20°
Sáb 29° 20°
Atualizado às 04h03
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,303,48 +1,63%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias