Segunda, 22 de Junho de 2026
19°C 32°C
Boa Viagem, CE
Publicidade

Curso de Medicina da Unilab em Baturité está em processo de criação, anunciam Camilo Santana e Elmano de Freitas

“O Maciço de Baturité vai ganhar, em breve, um curso de Medicina federal pela Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia A...

16/10/2023 às 16h45
Por: Erialdo Costa Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“O Maciço de Baturité vai ganhar, em breve, um curso de Medicina federal pela Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)”. O anúncio foi feito, na tarde desta segunda-feira (16), pelo ministro da Educação, Camilo Santana, juntamente com o governador Elmano de Freitas, nas presenças do reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque, e do prefeito de Baturité, Herberlh Mota. Também presentes ao momento, ocorrido no Palácio da Abolição, a senadora Augusta Brito e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão.

“Estamos aqui para anunciar que está em andamento o processo de criação do curso de Medicina da Unilab, em Baturité, já aprovado, recentemente, pelo Conselho da Unilab e que, em breve, vamos oficializar”, afirmou o ministro, explicando tratar-se de “um sonho” que está sendo viabilizado a partir da “união de forças entre os três entes federados, governo federal, estado e município, e a Unilab”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao dirigir agradecimentos ao ministro e ao Conselho Universitário da Unilab, Elmano de Freitas ressaltou: “De nossa parte, nos comprometemos em fazer o Hospital do Polo Regional do Maciço de Baturité, que vai ser decisivo para termos, agora, o curso de Medicina”. E completou: “Outros cursos virão, porque os profissionais terão onde fazer a parte prática de seus cursos na área da saúde”.

“Estamos trabalhando juntos para, cada vez mais, levar oportunidades para os jovens e para os futuros médicos daquela região”, acrescentou Camilo Santana.

Elmano de Freitas também agradeceu ao prefeito Herberlh Mota, ressaltando que o gestor municipal já disponibilizou o terreno para a construção do hospital. “É um dia muito feliz e histórico para o Maciço de Baturité”, afirmou o prefeito, ao pontuar que o momento representa “um divisor de águas para a nossa juventude, não apenas do município de Baturité, mas de toda região do Maciço, porque agora todos podem sonhar muito mais alto”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O reitor da Unilab, Roque do Nascimento, fez questão de destacar total contentamento pela criação do Instituto de Ciências da Saúde, cuja aprovação foi unânime pelo Conselho Universitário. Segundo Nascimento, depois de seis anos de estagnação e cortes nas instituições de ensino superior, “estamos num novo momento muito importante, principalmente, para os municípios do Maciço de Baturité”. Lembrou que a região conta com “um governador engajado, filho da terra, e um ministro cearense e também engajado, além de poder contar com a senadora e o presidente da Alece”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem, CE
20°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

20° Sensação
0.59km/h Vento
83% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h46 Nascer do sol
05h35 Pôr do sol
Ter 31° 20°
Qua 30° 20°
Qui 31° 19°
Sex 28° 20°
Sáb 29° 20°
Atualizado às 00h06
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,770,25 +1,48%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias