Domingo, 21 de Junho de 2026
19°C 32°C
Boa Viagem, CE
Publicidade

Dia Nacional da Matemática: provas da olimpíada das escolas estaduais começam segunda

Nos dias 6, 7 e 9 de maio, 760 mil alunos farão as provas da Omasp e concorrerão a 125 mil estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze O post D...

04/05/2024 às 15h11
Por: Erialdo Costa Fonte: Secom SP
Compartilhe:
As provas de matemática serão aplicadas a 760 alunos das escolas estaduais paulistas
As provas de matemática serão aplicadas a 760 alunos das escolas estaduais paulistas

Nesta segunda-feira (6) é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Nesta data, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início à aplicação das provas da primeira Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). Os testes, que são a etapa decisiva para a premiação com 125 mil medalhas de ouro, prata e bronze, acontecem até a quinta-feira (9). As provas serão aplicadas a 760 alunos das escolas estaduais paulistas.

No primeiro dia, na segunda-feira (6), fazem a prova os alunos matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. No dia 7, terça-feira, será a vez dos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. No dia 9, quinta-feira, a prova da Omasp será destinada a estudantes das três séries do Ensino Médio.

Esta é a segunda fase da Omasp. Foram classificados para esta etapa, que antecede a entrega de medalhas, os estudantes com melhores notas na prova bimestral da Seduc-SP, a Prova Paulista.

“Estamos muito orgulhosos em promover essa Olimpíada de Matemática, inédita, própria e exclusiva para os estudantes da rede estadual de ensino. Nesta segunda fase, com uma prova que avalia o conhecimento de matemática por meio de questões de raciocínio lógico, 760 mil alunos concorrem às 125 mil medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas em grandes eventos regionais a partir do mês de junho. Essa é mais uma ação inédita da Educação que tem como objetivo descobrir talentos, valorizar o ensino de matemática e incentivar nossos estudantes a participarem das olimpíadas do conhecimento”, considera o coordenador da Omasp, Roberto Serra Campos Júnior.

Para todos os anos e séries, a prova da Omasp terá o mesmo formato: são 20 questões de múltipla escolha, de raciocínio lógico, e os estudantes terão 1h20 para concluir a avaliação. As provas serão acompanhadas por professores do quadro de cada unidade.

Como a Secretaria da Educação tem estudantes em três turnos, as provas dos estudantes que estão matriculados no período da manhã são diferentes das provas que serão aplicadas para aqueles que estudam à tarde e à noite, sucessivamente. No período da manhã, as provas começam às 8h, à tarde às 14h e, à noite, às 19h30.

Os resultados da Olimpíada devem ser anunciados até a segunda quinzena de maio. Os 125 mil estudantes com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de camisetas da Omasp.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem, CE
23°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

23° Sensação
1.68km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h45 Nascer do sol
05h35 Pôr do sol
Seg 31° 20°
Ter 32° 20°
Qua 31° 20°
Qui 31° 19°
Sex 30° 19°
Atualizado às 21h10
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 352,123,79 +2,16%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias