Domingo, 21 de Junho de 2026
19°C 32°C
Boa Viagem, CE
Publicidade

“Semana D” incentiva a autodeclaração étnico-racial de estudantes nas escolas estaduais

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, entre esta segunda e sexta-feira (6 a 10 de maio), a ação denominada “Semana D”, em que as escolas da red...

06/05/2024 às 13h47
Por: Erialdo Costa Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, entre esta segunda e sexta-feira (6 a 10 de maio), a ação denominada “Semana D”, em que as escolas da rede pública estadual sensibilizam os alunos sobre a importância da autodeclaração e possibilitam a atualização dos dados matriculares. A mobilização ocorre em continuidade à 1ª Campanha de Autodeclaração, iniciada em março pela Seduc, com o objetivo de proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso.

O trabalho envolve um processo de busca por dados mais precisos sobre a composição étnico-racial das escolas, permitindo a implementação de políticas e práticas mais eficazes de combate ao racismo e de promoção da igualdade. Ao longo do percurso, têm sido sugeridas atividades educativas e debates em sala de aula, como forma de engajar os alunos de forma mais direta e participativa. A Seduc também organizou materiais informativos, que foram distribuídos para as unidades de ensino. Houve, ainda, divulgação em redes sociais e orientações específicas para gestores e professores.

A autodeclaração étnico-racial é um processo voluntário que permite aos estudantes informarem como se identificam em termos de raça e etnia. A partir de 2024, os maiores de 16 anos puderam indicar sua autodeclaração no ato de matrícula. Os menores de 16 anos foram representados pelos pais ou responsáveis. A campanha, neste caso, propõe voltar o olhar da gestão escolar para os estudantes que, no ato da matrícula, não tenham indicado a raça/cor com a qual se identificam.

Busca-se, assim, diminuir o número de estudantes não declarados, tanto para a geração de dados qualificados, quanto para a elaboração de ações pedagógicas e políticas educacionais que garantam uma educação equânime e um espaço escolar que vise à valorização da diversidade étnico-racial.

Viabilizar a Campanha de Autodeclaração é, portanto, uma forma de estimular a construção de um sentimento de pertencimento racial, com a garantia da valorização da identidade estudantil e a promoção de uma escola antirracista, que se preocupe com a educação para a equidade e os direitos humanos.

Acesse omaterial da campanha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem, CE
23°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

23° Sensação
1.68km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h45 Nascer do sol
05h35 Pôr do sol
Seg 31° 20°
Ter 32° 20°
Qua 31° 20°
Qui 31° 19°
Sex 30° 19°
Atualizado às 21h10
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 352,123,79 +2,16%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias