Paulo do Prado Costa Júnior, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio técnico em Administração na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Môsa da Silva, localizada no município de Ocara, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm). A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (30), no Rio de Janeiro-RJ. Paulo viajou acompanhado do professor Wagner Chagas, que atua como coordenador do curso na unidade de ensino.
Realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a primeira edição da OBAdm destacou a sustentabilidade e a importância de formar profissionais mais conscientes.
A prova abordou quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 8, que trata do trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9, que fala sobre o fomento da inovação, infraestrutura resiliente e a industrialização inclusiva e sustentável; ODS 11, que destaca o valor das cidades e comunidades sustentáveis; e ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis.
A OBAdm foi dividida em dois níveis: o primeiro, voltado para o Ensino Médio técnico; e o segundo, direcionado para bachareis e tecnólogos em administração e áreas correlatas. As avaliações foram aplicadas em duas fases. A primeira era composta de desafios gamificados com a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Gestão, abrangendo o dia a dia do estudante. A segunda fase envolveu uma prova com questões de múltipla escolha.
“Aprofundei meus conhecimentos relacionados ao ESG (Environmental, Social and Governance: um conjunto de critérios que avalia as práticas de uma empresa em três eixos: meio ambiente, social e governança) e a responsabilidade socioambiental. Este último tema me cativou muito, pois na minha opinião é bastante interessante. Tive alguns desafios relacionados aos minigames no início da prova, porém, me adaptei bem, já que sou acostumado a jogar muitos jogos de diversos tipos. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar da prova e de receber a medalha de ouro como prêmio”, explica o estudante.
Mín. ° Máx. °