Segunda, 22 de Junho de 2026
19°C 32°C
Boa Viagem, CE
Publicidade

Filme dos anos 90 inspirou tricampeão brasileiro de hóquei no gelo

Atleta do Talento Esportivo, Gianluigi Antoni fez a transição da quadra seca para a de gelo em 2021

22/02/2026 às 12h41
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Gian carrega também a missão de ajudar a popularizar o hóquei no gelo no Brasil
Gian carrega também a missão de ajudar a popularizar o hóquei no gelo no Brasil

O calor do verão no hemisfério sul não faz tanta diferença na vida de atleta de Gianluigi Antoni, 26 anos. Independentemente das altas temperaturas, ele treina e compete muito bem agasalhado, sobre uma pista de gelo.

Gian teve a primeira abordagem com o hóquei no gelo pela sua mãe, que conheceu a modalidade durante o período em que estudou nos Estados Unidos. Mas a simpatia pela modalidade surgiu de fato graças a um filme.

“Lembro que meu primeiro contato com o hóquei no gelo foi com o filme ‘Nós Somos Campeões’ (título em português para ‘The Mighty Ducks’). Depois disso, passei a acompanhar a modalidade pela TV. Hoje, respiro esse esporte”, explica o atleta, fazendo referência ao filme de 1992 que conta a história de um advogado que é contratado para treinar um time de hóquei no gelo.

Andar sobre patins nunca foi segredo para Gian. Ele já praticava o hóquei inline, jogado com patins de rodas em uma pista seca, de madeira ou cimento, por exemplo. Em 2021, transicionou para o gelo. “Não tive muitas dificuldades [na transição] porque comecei a patinar cedo. A parte mais difícil é acertar a coordenação motora sobre os patins”, diz.

O tipo de superfície é só um detalhe na carreira de Gian. No inline, já foi campeão paulista e sul-americano. No gelo, comanda o Falcões, de Bragança Paulista, atual tricampeão brasileiro, e é referência técnica na seleção brasileira. Ele se define como um jogador cerebral. “Fazendo um paralelo com o futebol, eu sou uma espécie de meio de campo, que ajuda a defender e a marcar gols. Um bom jogador tem a mente fria e o coração quente. Precisa aliar inteligência com força e estratégia.”

Bolsista do Programa Talento Esportivo, plataforma de financiamento do Governo do Estado de SP para atletas da base ao alto rendimento, Gian carrega também a missão de ajudar a popularizar o hóquei no gelo no Brasil. O país não figura na disputa de Mundiais e Olimpíadas de Inverno por falta de infraestrutura mínima para a prática da modalidade. Mesmo diante dessa lacuna, o atleta é otimista em relação ao fortalecimento do esporte por aqui e até a uma inédita participação olímpica.

“O Brasil está situado entre os países em desenvolvimento neste esporte. Tenho esperança de um dia chegarmos à elite. Existe uma possibilidade do hóquei 3×3 entrar no programa olímpico, e o Brasil atende aos pré-requisitos para pleitear uma vaga, pois tem arena homologada para a prática do esporte e uma liga oficial. Quando esse dia chegar, espero ainda ter condições para poder jogar pelo meu país”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem, CE
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 32°

22° Sensação
1.1km/h Vento
91% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h46 Nascer do sol
05h35 Pôr do sol
Ter 31° 20°
Qua 30° 20°
Qui 31° 19°
Sex 28° 20°
Sáb 29° 20°
Atualizado às 07h03
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 352,909,28 +2,39%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias