Segunda, 22 de Junho de 2026
19°C 32°C
Boa Viagem, CE
Publicidade

Médico brasileiro Jarbas Barbosa assume direção da Opas

O mandato do sanitarista e epidemiologista irá até 2028

31/01/2023 às 18h00
Por: Erialdo Costa Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© OPAS-OMS/divulgação
© OPAS-OMS/divulgação

O médico brasileiro Jarbas Barbosa assumiu nesta terça-feira (31) o cargo de diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para mandato até 2028. Barbosa sucede a Carissa F. Etienne, da Dominica, que liderava a organização desde 2012. Jarbas Barbosa foi eleito pelos Estados-membros da Opas em setembro de 2022, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, nos Estados Unidos.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, chefiou a delegação brasileira que acompanhou a cerimônia, 

Em nota, os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde destacam que a posse de Barbosa reforça o compromisso do Brasil “com a cooperação e a solidariedade interamericanas para a realização do direito de toda pessoa de desfrutar o mais elevado nível possível de saúde física e mental. Reforça, ainda, seu papel no cenário internacional de saúde, que tem no Sistema Único de Saúde (SUS) uma referência mundial de sistema público universal”.

Antes de assumir a direção da Opas, Jarbas era diretor assistente da organização e liderou os esforços no combate à pandemia da Covid-19, sobretudo no que diz respeito ao acesso equitativo de vacinas e às capacidades regionais para a fabricação de

Jarbas Barbosa é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, secretário estadual de Saúde de Pernambuco e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia.

Iniciou sua carreira na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Antes de se tornar diretor assistente, Jarbas foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2015 a 2018.

A Opas atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Boa Viagem, CE
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 32°

22° Sensação
1.1km/h Vento
91% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h46 Nascer do sol
05h35 Pôr do sol
Ter 31° 20°
Qua 30° 20°
Qui 31° 19°
Sex 28° 20°
Sáb 29° 20°
Atualizado às 07h03
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 352,909,28 +2,39%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias